Algumas pessoas acreditam que casa limpa é sinônimo de ambiente livre de bactérias, mas não é bem assim.
Mesmo em um ambiente limpo e perfumado após a limpeza, muitas bactérias e organismos vivos ainda podem estar presentes em locais que você não pode ver. Para que a sua limpeza seja efetiva é necessário entender a diferença entre limpeza e desinfecção.
A limpeza é quando você remove a sujeira visível a olho nu, para que isso aconteça você pode utilizar uma vassoura, flanela ou outro acessório para remover a sujeira que está solta, depois disso, será necessário utilizar um pano ou mop umedecido em uma solução de água e detergente para remoção da sujeita que está encrustada. Com essa aplicação você removerá o material mais fino, ou seja, você fez uma limpeza do local, mas não matou todas as bactérias.
Já em uma limpeza com o foco em desinfecção, o processo será realizado para eliminar os organismos causadores de doenças. Esse processo vai além da limpeza e utiliza reagentes específicos para essa finalidade, como por exemplo o Álcool Etílico 70%, Desinfetantes de Uso Geral (concentrados ou pronto uso) e Hipoclorito de Sódio. Esses reagentes eliminam as bactérias e organismos vivos que se prendem na sua residência.
Uma limpeza bem executa vem com um bom planejamento e rotina, mantenha uma rotina de limpeza bem clara e siga os procedimentos. Aqui vão duas dicas muito valiosas para focar em limpeza e desinfecção:
1ª. Pensando em uma aplicação prática, o Álcool Etílico 70%, é indicado para mobiliário em geral, é bastante eficaz contra a maioria dos tipos de vírus e bactérias. Sua ação é mais eficaz contra as bactérias do que a do álcool absoluto (99,6%), pois por ser diluído em água, ela facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria, além de retardar sua evaporação, mantendo-o em ação por mais tempo. Deve ser aplicado sempre que houver necessidade, como por exemplo em locais de comum acesso, assim esses locais permanecerão limpos e desinfetados.
2ª. Para a limpeza de sanitários, que é uma das grandes preocupações das pessoas – Desinfetantes de uso geral são bastante eficazes, caso seja um local com grande fluxo, utilize solução preparada com 1 copo de água sanitária para cada balde de água com capacidade de 10 litros. Aplique em todas as superfícies (vaso, pias, metais, azulejos) com a ajuda de um borrifador e deixe agir por pelo menos 10 minutos, depois enxague com água corrente eliminando as bactérias da sua casa. Para maçanetas e puxadores, aplique o álcool etílico 70% sempre após a limpeza dos locais.
Lembre-se para você atingir um grau de limpeza e desinfecção você precisa seguir as orientações dos produtos que utiliza respeitando a sua diluição, tempo de reação e validade do produto.
Exemplo – Diluição
Limpeza Geral 1:50 Diluir 1 parte do produto em 50 partes iguais de água 1/2 copo (100ml) para cada 5 litros de água.
Desinfecção 1:25 Diluir 1 parte do produto em 25 partes iguais de água 1 copo (200ml) para cada 5 litros de água.
Comentários