Olá! Tudo bem? Eu me chamo Salvador e sou um Profissional de Organização, conhecido também como Personal Organizer. Já ouviu falar?! Pois bem… estou aqui para ajudar você a melhorar a organização em sua vida e em seu condomínio.
Através do meu trabalho, ajudo as pessoas a terem uma vida produtiva e descomplicada através da organização.
Recebi o feliz convite de compartilhar com vocês algumas coisas sobre esse universo tão legal, em alta e como somos condutores da transformação que a organização pode oferecer.

Por isso aceitei o convite e estou aqui para trazer dicas poderosas de como manter seu condomínio, sua casa, e por que não, sua vida mais organizada e harmoniosa. Mas antes, quero dizer que não existe certo e errado, e que cada casa é um caso. Peço também que deixe de lado os pensamentos: “Isso é óbvio” e o “Eu já sabia”!

Hoje vou falar dos causadores, que chamamos carinhosamente de tralha: Tralha física e tralha emocional.
As tralhas físicas podem ser classificadas com coisas velhas, que não são usadas com frequência, que estão acumulando e atrapalhando.
A tralha emocional são as desculpas que se dá para não organizar, são as frustrações que geram preocupações e estresse.
E o que a junção dessas duas tralhas podem causar? Prende-nos ao passado, causa procrastinação – que é aquele caso do “amanhã eu faço”, pode adiar seus projetos pessoais, causar desentendimentos familiares, entre outras situações.
Quando nos vemos em situações como essas, devemos parar, respirar e refletir de onde vem o gerador de tralha.

Agora, algumas situações pelas quais podemos passar pela vida e que involuntariamente geram algumas tralhazinhas:

– Buscar a casa perfeita: Tipo casa de revista, ou faz tudo ou não faz nada! E aí, se isso não acontece você se frustra e a tralha se forma!
– Estar em uma situação nova: algo que precise de novos hábitos, construindo uma nova rotina, grandes mudanças como a que estamos vivendo nos dias de hoje, em que mamães e papais estão mais dentro de casa com os seus filhos do que o de costume.
– Desculpas ou crenças limitantes : tipo “não consigo me organizar”, ou “minha vida é muito corrida, não tenho tempo para isso agora”.
– Ter o hábito de deixar para amanhã
– Sentir desanimo através de coisas quebradas em casa, o que gera falta de vontade e desmotiva. No caso do seu condomínio, isso gera um problema extra : reclamação dos demais condôminos.
– Ser um comprador compulsivo e ter pouco espaço.
Se você se identificou com alguma situação que contei acima ou veio uma lembrança lá no fundo do baú, quero te dizer que nós somos capazes de mudar nosso mindset e trazer para o nosso dia a dia situações prazerosas e confortáveis, claro que em pequenos passos e nos respeitando.

Então, não espere a situação perfeita para começar, faça com o que você tem. Mude o tipo de pensamento para “Estou pronto para me organizar”, “Eu quero organizar”, “Estou disposto”. As palavras têm poder! Eu sei que você estar pensando: “Legal! Mas por onde eu começo?”. Calma! Eu vou te ajudar com algumas dicas poderosas para iniciar essa nova fase:

Crie listas – físicas ou digitais, anotar não custa nada.

Crie metas e entenda o que não pode deixar para amanhã.

Construa planos de ação para o seu dia, para consertar objetos em casa, no trabalho e o que precisa de manutenção.

Aprenda a se adaptar ao espaço que tem, quanto mais acumula, mais as tralhas se criam. E isso se aplica à sua casa, condomínio, escritório ou o que quer que seja. Quanto menos coisas, menos decisões, menos estresse. Lembre-se: a mudança acontece de você para fora.

Insira a família toda na organização. Não imponha o que precisa ser feito, fale de forma tranquila para que o outro absorva. Todos da casa devem colaborar da mesma forma e em harmonia. Peça pra que façam, mas deixe fazer do jeito que sabem. Fale sempre de forma positiva. Ah! Um ponto importante, não dê castigos fazendo organizar as coisas. Organizar é legal!

E para encerrar, alguns benefícios da organização:
Gerar saúde;
Produtividade;
Ter uma rotina mais tranquila;
Economia de tempo;
Evitar conflitos;
Parar de se estressar porque não encontra as coisas quando precisa;
Não comprar coisas repetidas;
Aproveitar mais as coisas que possui;
Utilizar os espaços com sistemas de organização personalizados;
Evitar situações constrangedoras, como por exemplo, receber visita com a casa bagunçada.
Espero que tenha gostado e que alguma coisa do que contei aqui, possa ser inserida no seu dia e na sua vida e seja só alegria! A rotina constrói hábito.
Nossa próxima conversa, será sobre a diferença entra arrumar e organizar. Você sabe?!

Até lá,
Salvador.

  facebook.com/salvadororganizer

Quer aprender também 5 super dicas para manter a limpeza do seu condomínio? Então não deixe de dar uma espiada nesse post . São menos de 4 minutos de leitura que vão te ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de conseguir ótimos resultados!